Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 47 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602013000100006

ISSN

1984-0411

Autores

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cézar Coelho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A Lei 10.639/2003, desde que foi promulgada, engendrou uma nova dinâmica nas escolas. Instados pelas determinações legais, gestores e professores formularam alternativas para fazer frente aos dispositivos que introduziram as temáticas da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares do Ensino Fundamental. A análise sobre essas iniciativas evidencia mais do que a visão que esses agentes escolares cultivam sobre as temáticas propostas. Ela viabiliza um quadro singular do ambiente escolar, de suas virtudes e vícios. A partir da análise de seis escolas, de quatro Estados da Região Norte, o artigo demonstra que o improviso e a "boa intenção" superam, em muito, o investimento em pesquisa e formação continuada, para o enfrentamento da questão étnico-racial. Os resultados positivos, importantíssimos para os alunos, não escondem a fragilidade das iniciativas.

Referência(s)