Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Algumas aprendizagens construídas durante a brincadeira de pipa: o que está em jogo

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982010000200005

ISSN

1982-6621

Autores

Maria de Fátima Aranha Queiroz e Melo,

Tópico(s)

ICT in Developing Communities

Resumo

Como recorte de pesquisa assentada em objeto lúdico tradicional, mapeamos algumas atividades eliciadas pela brincadeira de pipa, focalizando as aprendizagens informais e os brinquedos-ponte como forma privilegiada de transmissão cultural. Potentes em sua capacidade de aglutinação, esses brinquedos encontram traduções singulares para cada brincante, com significativo impacto em sua bagagem vivencial, por colocarem em jogo aprendizagens de corpo inteiro, cotidianas e situadas, emergentes da articulação entre pessoas, objetos e outros elementos que se afetam mutuamente na produção de efeitos. Utilizando a Teoria Ator-Rede como suporte teórico-metodológico, seguimos grupos de brincantes durante as temporadas dos anos de 2005 e 2006 e realizamos entrevistas com pessoas que tiveram a pipa como objeto privilegiado de suas infâncias, tomando os fragmentos desse material para operar misturas entre textos acadêmicos e textos não-acadêmicos.

Referência(s)