
Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem
2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0080-62342006000300003
ISSN1980-220X
AutoresÉrika Martins Braga, Maria Júlia Paes da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.
Referência(s)