Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Regime de colaboração intergovernamental: alternativa para a maioridade do ensino médio

2000; Fundação Carlos Chagas; Issue: 109 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742000000100002

ISSN

1980-5314

Autores

Cândido Alberto Gomes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O ensino fundamental e médio no Brasil têm compartilhado, por longo tempo, prédios, equipamentos e professores, cujo dimensionamento este trabalho apresenta, com base nos dados censitários. O rápido crescimento da matrícula do ensino médio suscita importantes questões sobre as verdadeiras necessidades de construção escolar, bem como sobre a divisão de competências educacionais na esfera de governo e a identidade pedagógica das escolas. Os dados censitários revelam que será necessário construir numerosos prédios escolares, ante o aumento da procura, porém, ainda é significativa a utilização de espaço e tempo letivo. Portanto, governos estaduais e municipais precisarão colaborar entre si, continuando a compartilhar pessoal e recursos materiais. Para melhores resultados, é necessário operacionalizar o regime de colaboração, prescrito pela Carta Magna. Normas mais claras e estáveis precisam ser negociadas para evitar casuísmos.

Referência(s)