Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ordenando no tempo e no espaço: epistemologia narrativa, semiologia e raciocínio clínico

2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022012000100014

ISSN

1981-5271

Autores

Leda Amar de Aquino, Susana Maciel Wuillaume, María Helena Cabral de Almeida Cardoso,

Tópico(s)

Digital Storytelling and Education

Resumo

Este artigo discute o papel do processo narrativo como elemento constituinte da prática médica. A pesquisa se baseou nos entendimentos que médicos, ao final de um programa de residência médica em Pediatria, fazem da Semiologia Médica, como estrutura fundamental à construção do raciocínio clínico. Os entrevistados se revelaram conscientes da importância de seus conhecimentos médicos, bem como da experiência clínica, posicionando-se como semiotas no ouvir, observar e examinar seus pacientes, aperfeiçoando o "olhar clínico", que, de acordo com as falas, perpassa o palpar e o visualizar, remetendo ao escutar e ao ordenar reflexivamente, no tempo e no espaço, os eventos constituintes do processo da saúde e da doença. Em nenhum deles se manifestou a ilusão absoluta de que a utilização dos recursos tecnológicos por si só revelaria o estado de saúde e/ou de doença de seus pacientes. Constatamos que, embora os entrevistados façam uso da narratologia como base epistemológica do saber médico, não estão conscientes disso.

Referência(s)