Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docente.
1987; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 60 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoUm exame da composicao de classe ao longo das duas ultimas decadas aponta para algo bastante dramatico. O processo de proletarizacao tem tido um efeito tanto amplo quanto consistente. Dada a crise fiscal do estado, esse impacto sera sentido mais diretamente entre empregados do estado, tal como o professorado. O processo de trabalho docente tem se tornado sujeito aos mesmos processos que tem levado a proletarizacao de muitos outros empregos. Contudo, o professorado nao e constituido somente de pessoas situadas numa determinada classe. Sao pessoas tambem situadas num determinado genero. Ha uma evidente conclusao a ser tirada das analises da proletarizacao. Em toda categoria ocupacional, as mulheres estao mais sujeitas ao processo de proletarizacao que os homens. Este padrao e, naturalmente, amplamente reproduzido dentro da educacao. Embora a imensa maioria do professorado nos Estados Unidos seja constituida de mulheres, a maioria dos cargos de direcao nas escolas elementares e mantido por homens. Eu argumento que, a menos que vejamos as conexoes entre essas duas dinâmicas - classe e genero - nao poderemos entender a historia e os tentativos presentes para racionalizar a educacao ou as raizes e os efeitos da proletarizacao sobre o proprio ato docente. E na interseccao dessas duas dinâmicas que se pode comecar a deslindar algumas das razoes pelas quais os procedimentos para racionalizar o trabalho docente tem se desenvolvido.
Referência(s)