
AGENDA DA MÍDIA, DOS POLÍTICOS E DO PÚBLICO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-5269.22256
ISSN2236-479X
AutoresEmerson Urizzi Cervi, Michele Goulart Massuchin, Camila Quesada Tavares,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO paper tem por objetivo identificar os temas presentes nas agendas política, midiática e do público, observando se há relação entre o que é discutido em cada uma dessas esferas. A convergência de temas tem como ponto de partida a transferência de assuntos da agenda da mídia para a agenda do público (MCCOMBS, 2009), que posteriormente, a partir da centralidade que possuem, podem vir a ocupar espaço na agenda da elite política. Para observar como se dá esse processo analisam-se as notícias de dois jornais impressos brasileiros de abrangência nacional e o conteúdo do HGPE dos principais candidatos à presidência, no período de julho a outubro de 2010 – utilizando-se a metodologia quantitativa de análise de conteúdo – comparando-os com resultados de pesquisas de opinião pública.
Referência(s)