Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autoconceito e dificuldades de aprendizagem na escrita

2003; Springer Science+Business Media; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722003000300002

ISSN

1678-7153

Autores

Gabriela Raeder da Silva Carneiro, Selma de Cássia Martinelli, Fermino Fernandes Sisto,

Tópico(s)

Educational Outcomes and Influences

Resumo

O autoconceito vem sendo considerado na literatura como um constructo multidimensional e um dos aspectos afetivo-emocionais relacionados às dificuldades de aprendizagem. Considerando a importância desse constructo, o objetivo deste estudo foi verificar se haveria diferenças significativas entre níveis de dificuldade de aprendizagem na escrita e o autoconceito geral, escolar, social, familiar e pessoal de crianças do ensino fundamental. Utilizou-se uma escala para avaliar a dificuldade de aprendizagem na escrita e outra para avaliação do autoconceito. A amostra foi composta por 277 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 9 e 10 anos, da 3ª série do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que a dificuldade de aprendizagem na escrita está significativamente relacionada com o autoconceito geral e com o escolar, verificando-se que conforme aumenta o nível de dificuldade de aprendizagem na escrita diminui o autoconceito.

Referência(s)