Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Implantação do curso de graduação em saúde coletiva: a visão dos coordenadores

2013; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 18; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s1413-81232013001400014

ISSN

1678-4561

Autores

Soraya Almeida Belisário, Isabela Cardoso de Matos Pinto, Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos, Tânia Celeste Matos Nunes, Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes, Célia Regina Rodrigues Gil, Raphael Augusto Teixeira de Aguiar, Solange Veloso Viana, Guilherme Torres Corrêa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Os Cursos de Graduação em Saúde Coletiva são hoje uma realidade. O objetivo deste artigo é apresentar a visão dos coordenadores desses cursos sobre o processo de criação e de implementação dos mesmos, com destaque para seus elementos contextuais e processuais. Foram entrevistados dez atores integrantes de oito instituições de ensino superior, e estas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados demonstraram que a criação dos cursos advém de longo processo de discussão no campo da Saúde Coletiva e foi impulsionada por alguns marcos na educação brasileira, entre eles o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Os depoimentos dos coordenadores permitiram resgatar os antecedentes da proposta e seu percurso nas diferentes instituições de ensino, além de estabelecer os pontos comuns e os específicos de cada processo. Atualmente, esses cursos, implantados e em andamento, se propõem a formar profissionais voltados para os diferentes níveis do sistema de saúde, em especial para aqueles integrantes do Sistema Único de Saúde, constituindo-se como um processo irreversível no campo da Saúde Coletiva.

Referência(s)