Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A estrutura empresarial nos clubes de futebol

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302009000100001

ISSN

1984-9230

Autores

Márcio Silva Rodrigues, Rosimeri Carvalho da Silva,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Considerando que a disseminação dos pressupostos empresariais (processo de empresarização) influencia diretamente na maneira como organizações de outras naturezas desenvolvem suas atividades e ressaltando a importância das organizações culturais em nossa sociedade, no presente texto, buscamos analisar os impactos da adoção de um comportamento empresarial na configuração estrutural do Figueirense Futebol Clube e do Sport Club Internacional. Para realizar esta pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos a técnica de estudo de multi-caso. Os entrevistados foram selecionados por julgamento e os dados foram coletados de duas formas: coleta de dados secundários (estatutos, normas, sites) e coleta de dados primários (entrevista semiestruturada e observação). Os resultados gerais indicam que ao serem influenciadas pelo processo de empresarização, ambas as organizações adotam características estruturais, atentando, inicialmente, para a obtenção de recursos financeiros. Essa condição, além de estar intimamente relacionada com a profissionalização das atividades (mecanismo de coordenação), desencadeou modificações nos outros elementos estruturais pesquisados (complexidade e centralização).

Referência(s)