Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento psicomotor em crianças pré-termo e a termo na idade escolar

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7322/jhgd.20009

ISSN

2175-3598

Autores

Ana Amélia Cardoso, Lívia de Castro Magalhães, Vanêssa Maziero Barbosa,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

Fatores biológicos, como prematuridade e baixo peso ao nascimento, e fatores ambientais, como nível sócioeconômico, podem influenciar o desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento psicomotor de três grupos de crianças em idade escolar: (1) pré-termo de famílias de baixa renda, (2) a termo de famílias de baixa renda, e (3) a termo de classe média. Participaram do estudo 120 crianças de 5 a 7 anos de idade, 40 em cada grupo. As crianças foram submetidas a avaliação de equilíbrio estático, tônus postural, habilidades perceptuais e viso-motoras. Foi observada diferença significativa de desempenho entre os grupos na maioria dos testes. Ao analisar o efeito isolado do nível sócioeconômico, observou-se efeito favorável à classe média nos itens de tônus postural e equilíbrio. Os resultados sugerem que o desenvolvimento de crianças prematuras deve ser acompanhado até pelo menos a idade escolar, principalmente daquelas em situação de desvantagem social, sendo importante incentivar a implantação de programas de acompanhamento longitudinal do desenvolvimento dentro do sistema público de saúde.

Referência(s)