Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Estudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários

2001; Springer Science+Business Media; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722001000300012

ISSN

1678-7153

Autores

Maria Alice d’Ávila Becker, Antônio Roazzi, Milton J.P. Madeira, Isabel Arend, Daniela Silva dos Santos Schneider, Lina Wainberg, Bruno Campello de Souza,

Tópico(s)

Creativity in Education and Neuroscience

Resumo

A pesquisa visa a investigar a conceitualização que estudantes universitários têm sobre o que é a criatividade, por meio de análise multidimensional baseada na Teoria das Facetas. Inicialmente solicitou-se que os alunos expressem o que pensam com a evocação da palavra-estímulo criatividade, e a partir deste levantamento, selecionaram-se as 15 palavras mais freqüentemente evocadas. A seguir investigou-se a estrutura conceitual da palavra criatividade através da técnica não-verbal de classificação livre. Os resultados das inter-relações entre todas as variáveis foram analisados por meio da Análise da Estrutura de Similaridade produzindo uma estrutura tipo radex com o item criatividade na região central e cinco regiões distribuídas ao redor da mesma. Estas regiões identificaram cinco dimensões: Estética, Emoção, Gênese, Cognição e Volição. Os significados destas dimensões, em relação às principais questões abordadas pela literatura na área, são discutidos visando a melhor compreender a estrutura representacional do conceito de criatividade.

Referência(s)