Estudo Exploratório da Conceitualização de Criatividade em Estudantes Universitários
2001; Springer Science+Business Media; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722001000300012
ISSN1678-7153
AutoresMaria Alice d’Ávila Becker, Antônio Roazzi, Milton J.P. Madeira, Isabel Arend, Daniela Silva dos Santos Schneider, Lina Wainberg, Bruno Campello de Souza,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoA pesquisa visa a investigar a conceitualização que estudantes universitários têm sobre o que é a criatividade, por meio de análise multidimensional baseada na Teoria das Facetas. Inicialmente solicitou-se que os alunos expressem o que pensam com a evocação da palavra-estímulo criatividade, e a partir deste levantamento, selecionaram-se as 15 palavras mais freqüentemente evocadas. A seguir investigou-se a estrutura conceitual da palavra criatividade através da técnica não-verbal de classificação livre. Os resultados das inter-relações entre todas as variáveis foram analisados por meio da Análise da Estrutura de Similaridade produzindo uma estrutura tipo radex com o item criatividade na região central e cinco regiões distribuídas ao redor da mesma. Estas regiões identificaram cinco dimensões: Estética, Emoção, Gênese, Cognição e Volição. Os significados destas dimensões, em relação às principais questões abordadas pela literatura na área, são discutidos visando a melhor compreender a estrutura representacional do conceito de criatividade.
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