
Perfil socioeconômico-cultural de uma universidade aberta à terceira idade: reflexo da realidade brasileira?
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1809-98232011000100011
ISSN1981-2256
AutoresFrancelise Pivetta Roque, Briza Rocha Vinhas, Felipe Lima Rebêlo, Helen Arruda Guimarães, Laís Záu Serpa de Araújo, Bárbara Niegia Garcia de Goulart, Brasília Maria Chiari,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoOBJETIVO: comparar os dados socioeconômicos e culturais de alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade de uma instituição de ensino superior pública alagoana aos dados equivalentes do Estado de Alagoas da população brasileira de mesma faixa etária. MÉTODO: estudo transversal comparativo, realizado com os 460 participantes das três primeiras turmas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) de uma universidade pública de Alagoas. Compararamse às populações do estado de Alagoas e do Brasil: sexo, idade, escolaridade, composição do domicílio, renda, profissão, estado civil, participação em atividades na comunidade, expectativas em relação à UATI e forma pela qual o aluno havia tomado conhecimento do programa UATI. RESULTADOS: os estudantes da UATI diferem de forma estatisticamente significante da população alagoana e brasileira no que se refere à distribuição de sexo, idade, tipo de domicílio, escolaridade e ocupação (p ≤ 0,05). A maioria é casada, exerce atividades religiosas na comunidade, busca crescimento pessoal, além de lazer e distração, e tomou conhecimento da UATI por meio da televisão e amigos. CONCLUSÕES: O perfil encontrado não reflete a realidade brasileira, ressaltando a necessidade de que as UATIs, enquanto programas de promoção à saúde, incluam os idosos de classes socioeconômicas e culturais menos favorecidas.
Referência(s)