Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas pedagógicas e moralidade em unidade de internamento de adolescentes autores de atos infracionais

2012; Springer Science+Business Media; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722012000200019

ISSN

1678-7153

Autores

Franciela Félix de Carvalho Monte, Leonardo Rodrigues Sampaio,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre práticas e modelo pedagógico adotados numa unidade socioeducativa do interior de Pernambuco-PE e as concepções morais desenvolvidas por socioeducadores e adolescentes daquela instituição, à luz da psicologia do desenvolvimento sócio-moral e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, além da observação das rotinas da instituição, realizou-se entrevistas com socioeducadores e adolescentes internos da unidade acerca da avaliação institucional e de suas concepções de leis, justiça e respostas a um dilema moral. Os resultados indicam relações entre a atmosfera institucional baseada em práticas pedagógicas de vigilância, punição e castigo e concepções morais orientadas à heteronomia em ambos os grupos.

Referência(s)