
Práticas pedagógicas e moralidade em unidade de internamento de adolescentes autores de atos infracionais
2012; Springer Science+Business Media; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722012000200019
ISSN1678-7153
AutoresFranciela Félix de Carvalho Monte, Leonardo Rodrigues Sampaio,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoO principal objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre práticas e modelo pedagógico adotados numa unidade socioeducativa do interior de Pernambuco-PE e as concepções morais desenvolvidas por socioeducadores e adolescentes daquela instituição, à luz da psicologia do desenvolvimento sócio-moral e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, além da observação das rotinas da instituição, realizou-se entrevistas com socioeducadores e adolescentes internos da unidade acerca da avaliação institucional e de suas concepções de leis, justiça e respostas a um dilema moral. Os resultados indicam relações entre a atmosfera institucional baseada em práticas pedagógicas de vigilância, punição e castigo e concepções morais orientadas à heteronomia em ambos os grupos.
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