
A função organizadora e a qualidade expressiva das letras hebraicas em "Lamentationes Jeremiae Prophetae" (1585) de Orlando di Lasso
2012; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/rm.v13i1.55110
ISSN2238-7625
Autores Tópico(s)Musicology and Musical Analysis
ResumoEste artigo deriva de uma tese de doutorado na qual analisou-se na integra a obra supracitada de Lasso. Para tanto, adotou-se uma metodologia com direcionamento retorico-musical baseando-se na quinta categoria analitica de Joachim Burmeister (1564-1629): o “secionamento da peca em afetos ou periodos.” Para auxiliar na representacao destes afetos foi necessario identificar principalmente os artificios retorico-musicais que o teorico denomina figuras ou ornamenta . Os recursos artificiosos tambem podem ser observados em outras composicoes de Lasso; e notoria a sua engenhosidade ao ressaltar as palavras atribuindo-lhes um conteudo emotivo. Neste estudo, devido a extensao da obra, examinam-se somente os recursos artificiosos aplicados as secoes das letras hebraicas (no original, as “Lamentacoes” sao em grande parte um acrostico alfabetico) que transcorrem na composicao e garantem uma funcao organizadora ao longo da obra. Nesta analise nao serao mencionadas as figuras retorico-musicais burmeisterenianas, mas outros recursos atraves dos quais o compositor demonstra o seu engenho, como o tratamento melismatico que, quando associado ao conteudo do texto e ao idioma modal, pode auxiliar na representacao do afeto principal da obra: o lamento.
Referência(s)