
Qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1984-02922008000100019
ISSN1984-0292
AutoresCristiano Mauro Assis Gomes, Oto Borges,
Tópico(s)Psychometric Methodologies and Testing
ResumoO presente texto relata a análise das qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos, avaliando a função dos mesmos como marcadores de fatores cognitivos. Os testes foram traduzidos e adaptados a partir de uma seleção entre os testes do Kit of Factor-Referenced Cognitive Tests do Educational Testing Service. Eles foram aplicados a uma amostra de 160 estudantes do terceiro ano de uma escola brasileira de ensino médio da rede federal de ensino. Foram empregados a análise fatorial exploratória, o método dos eixos principais e a análise paralela por permutação, com critérios rigorosos para a identificação de testes marcadores. Seis tipos de escalas foram identificados: escalas muito boas, escalas adequadas, escalas quase adequadas, escalas fracas, escalas com uma discrepância e escalas inadequadas. Alguns testes e escalas analisados apresentaram características de marcadores. Por outro lado, todos os testes e escalas podem ser considerados adequados, diante dos critérios psicométricos usuais.
Referência(s)