GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo : Cortez, 2011. 116 p. (Coleção Trabalhando com... na escola)
2012; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1984-5499
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs relacoes entre educacao e novas tecnologias de comunicacao e informacao (NTIC) vem sendo discutidasde varias formas e em muitas obras publicadas tambem em portugues. Certa angustia parece dominar o cenariodaqueles que se veem, todos os dias, diante de uma sala de aula em que os alunos tratam seus dispositivos digitais(celulares, iPods, futuros tablets...) como velhos amigos. Marc Prensky chamou uma geracao inteira (e talvez suassucessoras) de nativos digitais, aumentando a perplexidade daqueles que batizou de imigrantes digitais. Emboraainda nao se tenha problematizado a contento essa “classificacao”, tao geracional e determinista, e assim que ajuventude vem sendo tratada: como experta em ambientes digitais, enquanto seus professores seriam (quase, talvez)ineptos em relacao as NTIC.
Referência(s)