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Visões e construções sobre povo e raça no campo cinematográfico brasileiro dos anos 1950: as teses de Solano Trindade e de Nelson Pereira dos Santos

2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 42; Issue: 43 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.90223

ISSN

2316-7114

Autores

Pedro Vinicius Asterito Lapera,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo pretende abordar duas teses apresentadas nos Congressos Brasileiros de Cinema do início dos anos 1950 para, em seguida, relacioná-las ao momento inicial da formação do campo cinematográfico brasileiro. Mais precisamente, analisaremos as teses <em>Folclore e Cinema</em>, apresentada por Solano Trindade no I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro; e <em>O problema do conteúdo no cinema brasileiro</em>, apresentada por Nelson Pereira dos Santos no I Congresso Paulista do Cinema Brasileiro. A partir delas, analisaremos quais imagens de povo essas teses articularam em suas defesas. Nossa hipótese é de que, ao se valerem das idéias de Gilberto Freyre, estes intelectuais elegeram a imagem do povo brasileiro como a de um povo heterogêneo étnico-racial e culturalmente, porém em vias de integração. Não se trata aqui de afirmar que estes apenas reproduziram essas idéias, mas as usaram ativamente na conformação do <em>habitus</em> do campo cinematográfico à época.

Referência(s)