
Visões e construções sobre povo e raça no campo cinematográfico brasileiro dos anos 1950: as teses de Solano Trindade e de Nelson Pereira dos Santos
2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 42; Issue: 43 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.90223
ISSN2316-7114
AutoresPedro Vinicius Asterito Lapera,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo pretende abordar duas teses apresentadas nos Congressos Brasileiros de Cinema do início dos anos 1950 para, em seguida, relacioná-las ao momento inicial da formação do campo cinematográfico brasileiro. Mais precisamente, analisaremos as teses <em>Folclore e Cinema</em>, apresentada por Solano Trindade no I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro; e <em>O problema do conteúdo no cinema brasileiro</em>, apresentada por Nelson Pereira dos Santos no I Congresso Paulista do Cinema Brasileiro. A partir delas, analisaremos quais imagens de povo essas teses articularam em suas defesas. Nossa hipótese é de que, ao se valerem das idéias de Gilberto Freyre, estes intelectuais elegeram a imagem do povo brasileiro como a de um povo heterogêneo étnico-racial e culturalmente, porém em vias de integração. Não se trata aqui de afirmar que estes apenas reproduziram essas idéias, mas as usaram ativamente na conformação do <em>habitus</em> do campo cinematográfico à época.
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