
Desvios fonológicos na educação infantil
2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462010000200021
ISSN1982-0216
AutoresDjakelânia Alves Nunes, Luzia Miscow da Cruz Payão, Ranilde Cristiane Cavalcante Costa,
Tópico(s)Phonetics and Phonology Research
ResumoTEMA: desvio fonológico na Educação Infantil. PROCEDIMENTOS: analisar a intervenção fonoaudiológica baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica em uma população de crianças com desvios fonológicos, estudantes da Educação Infantil. RESULTADOS: com a análise dos dados, verificou-se maior predominância de processos de simplificação de líquidas, simplificação de encontros consonantais e simplificação da consoante final. Ocorreu a intervenção fonoaudiológica, na qual apenas uma criança não conseguiu superar as dificuldades encontradas anteriormente no processo de organização fonológica, apresentando ainda ausência de traço distintivo no sistema. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica ampliou o inventário fonético e o sistema fonológico dessas crianças, melhorando o contraste entre os fonemas e o desempenho das habilidades de manipulação dos sons da fala, consequentemente, proporcionando a inteligibilidade de fala.
Referência(s)