Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos Digitais para Ensino e Aprendizagem de Programação: uma Revisão Sistemática da Literatura

2014; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2014.692

ISSN

2316-6533

Autores

Thiago Reis da Silva, Tainá Medeiros, Eduardo Aranha,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Introdução: ensino de programação é uma tarefa difícil, devido à natureza complexa do assunto, e também dos estereótipos negativos que estão associados e porque as disciplinas de programação muitas vezes não conseguem estimular a compreensão do aluno. Objetivos: investigar a eficácia do uso de jogos digitais como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de programação. Método: foi realizada uma revisão sistemática da literatura, para integrar os resultados oriundos de diversos estudos publicados anteriormente. Resultados: dos 6518 estudos primários, 29 foram incluídos nesse estudo, destes 97% dos estudos relatam que a utilização de jogos é uma ferramenta eficaz de ensino e aprendizagem de programação.

Referência(s)