Artigo Produção Nacional

COMPETIÇÃO, COOPERAÇÃO E COOPETIÇÃO: SIMETRIAS E DISCREPÂNCIAS NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA DO RS - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p1-25

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15600/rau.v13i2.548

ISSN

1984-6142

Autores

Jefferson Marlon Monticelli,

Tópico(s)

Wine Industry and Tourism

Resumo

O presente estudo visa analisar as estrategias de relacionamento ─ competicao, cooperacao e coopeticao ─ que sao adotadas pelas empresas para manter um posicionamento competitivo no cenario de negocios. Considerando o aumento da competicao internacional do mercado de vinhos no Brasil, as vinicolas brasileiras foram impelidas a questionar suas estrategias e buscar o mercado externo como alternativa para reforcar sua competitividade. Este estudo de caso buscou compreender o processo de internacionalizacao das vinicolas da Serra Gaucha. Aos analisar as estrategias de relacionamento percebeu-se que a visao coopetitiva apresenta tracos de semelhanca com os discursos proferidos pelos entrevistados da industria vitivinicola no RS. Para fomentar o desenvolvimento desse setor, o Projeto Setorial Integrado Wines of Brasil foi de grande valia. Surgido de uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e da Agencia de Promocao a Exportacao e Investimentos (APEX) na busca de promocao do vinho brasileiro no exterior, ele e relevante para a internacionalizacao das vinicolas da regiao. Logo, a visao coopetitiva auxilia na compreensao do processo de internacionalizacao das vinicolas brasileiras.

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