
A representação discursiva do trabalho do jornalista no texto institucional de uma empresa de informação: a questão profissional
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2237-4876.2008v11n1p131
ISSN2237-4876
AutoresAnderson Salvaterra Magalhães,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO objetivo deste artigo é discutir o estatuto do jornalista a partir de sua representação discursiva em uma carta de abertura de um manual de redação de um jornal do Rio de Janeiro. Do ponto de vista interacionista sociodiscursivo, o texto empresarial é concebido como um enunciado em que ações de linguagem constroem o estatuto do jornalista e traduzem parte dos conflitos que a classe enfrenta na organização profissional. A análise textual da carta indica uma tendência da empresa de informação em construir o jornalismo como emprego, e não como uma profissão, o que tem implicações éticas relevantes para o exercício do jornalismo.
Referência(s)