Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar

2003; Fundação Carlos Chagas; Issue: 119 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742003000200009

ISSN

1980-5314

Autores

Sandra Maria Zákia Lian Sousa,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Iniciativas de avaliação direcionadas aos diversos níveis de ensino, que se inserem em um movimento de redefinição do papel do Estado na gestão das políticas educacionais, foram desencadeadas no Brasil, particularmente a partir da última década do século XX. Fortalecendo mecanismos discriminatórios, os delineamentos adotados tendem a provocar impactos nos currículos escolares, no sentido de sua uniformização e enrijecimento. Tendo como foco iniciativas do governo federal, como a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - Saeb -, o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem - e o Exame Nacional de Cursos - ENC -, destacam-se, neste texto, suas principais características, observando-se, no caso dos exames, seu potencial de condicionar os currículos e, desse modo, intensificar desigualdades escolares e sociais.

Referência(s)