
Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982012000100013
ISSN1982-6621
Autores Tópico(s)Theatre and Performance Studies
ResumoEsta investigação consiste na apresentação e na discussão do conceito de performance em vista de sua relação com a prática educativa. Para tanto, parte de uma investigação metafilosófica - ao abranger antropologia, teoria literária, linguística, artes e pedagogia - como forma de reter significações adequadas de performance que possibilitem redefinir a prática educativa desde um princípio estético. A pesquisa conforma, ainda, a apresentação dos contextos de investigação da performance - arte, comunicação e cultura -, a fim de justificar uma teoria da performance na educação, como também a proposição de uma prática pedagógica performativa, sinalizando para o caráter expressivo da ação educativa. O texto trata, ao fim e ao cabo, da materialidade da comunicação docente, como também, de maneira colateral, da experiência e da formação estéticas.
Referência(s)