
Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade
2005; Volume: 6; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente artigo pretende ser um desafio a reflexao sobre os grandes problemas que se colocam aos seres humanos nas sociedades actuais. As reflexoes que se fazem tem, sobrtudo, um caracter antropologico e etico. Antropologico porque se trata de promover uma nova concepcao de homm que, insrido no Cosmos, se questiona sobre o sntido da vida, qu, por sua vez, nao esta separado do sentido do Planeta; etico, porque os novos principios reguladores da actividade humana terao de se basear num novo paradigma que tenha a Terra como fundamnto e centro. A mudanca de paradigma tera, por certo, implicacoes na Educacao. A Pdagogia da Terra, ou Ecopedagogia, entendida como movimento pedagogico, como abordagem curricular e como movimento social e politico, representa um projecto altenativo global que tem por finalidades, por um lado, promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana e, por outro, a promocao de um novo modelo de civilizacao sustentavel do ponto de vista ecologico. A educacao para a cidadania planetaria implica uma revisao dos nossos curriculos, uma reorientacao da nossa visao do mundo, da educacao como espaco de insercao do individuo, nao numa comunidade local, mas numa comunidade que e, ao mesmo tempo, local e global. Uma cidadania planetaria e, por essencia, uma cidadania integral, portanto, uma cidadania activa e plena o que implica, tambem, a existencia de uma democracia planetaria.
Referência(s)