Artigo Acesso aberto Revisado por pares

URBAN TRAVEL DEMAND MODELING: FROM INDIVIDUAL CHOICES TO GENERAL EQUILIBRIUM

1997; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v5i2.282

ISSN

2237-1346

Autores

Hugo Pietrantonio,

Tópico(s)

transportation and logistics systems

Resumo

<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: ";Times New Roman";,";serif";; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';">Aos que acompanham os trabalhos de Norbert Oppenheim (Professor da CUNY-City University of New York) ao longo dos anos, este livro pode ser considerado um resultado esperado e bem-vindo. As pesquisas de Oppenhein nunca limitaram-se aos enfoques dominantes na teoria e na pratica da Engenharia de Transportes, em particular nos aspectos relacionados com os Modelos de Planejamento de Transportes, e sempre manifestaram uma forte vinculação as tradições da Engenharia e Economia, simultaneamente. Por este motivo, era de esperar-se que um livro vindo desta veia trouxesse novidades, e este e o caso, apesar do tom didático e introdutório assumido pelo livro em boa parte do texto (finalidade ao qual ele também pode servir se o leitor estiver disposto a abandonar algumas técnicas antigas, de certa forma ultrapassadas, e adotar a abordagem geral proposta pelo Autor).</span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: ";Times New Roman";,";serif";; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman';">Especificamente no que se refere ao enfoque tradicional, embora revele um resultado superior ao que os trabalhos de pesquisas do autor permitiam antever, o livro de Oppenheim não chega a ser um exemplo de profundidade e atualização. Entretanto, é um livro valioso por incorporar temas importantes que estiveram ausentes de outras publicações até então (salvo raras exceções). É também um esforço interessante de unificação de apresentação de temas tradicionais diversos em Planejamento de Transportes (tratados sistematicamente ao longo dos seus capítulos) e de integração das técnicas da prática em Engenharia de Transportes com a Teoria Econômica tradicional (talvez o resultado mais desejado, como faz pensar a escolha de seu subtítulo, mas também o fruto menos amadurecido, entre os que o Autor colheu e ofereceu).</span></p>

Referência(s)