Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e ideologia.
1988; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 64 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
Autores Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoHa uma historica correlacao entre o acesso de grande numero de mulheres a uma ocupacao, como e o caso do magisterio, e a transformacao desta, que se torna alvo de tentativas insistentes de maior racionalizacao e controle pelo Estado e pelo capital - no caso, sobre curriculos e a pratica docente. Originalmente com predominância masculina nos Estados Unidos e na Inglaterra, o magisterio passou a ser ocupacao feminina na virada do seculo. O exame dessa passagem mostra a imbricada interacao entre as relacoes patriarcais e as pressoes economicas, sob a dominância da ideologia da domesticidade feminina, operando sobre o magisterio: alem dos requisitos para a qualificacao de mestres e mestras serem diferentes, destinos eram diferentes para as recem-formadas, segundo se originassem das classes trabalhadoras ou das classes medias, embora ambas partilhassem o mesmo baixo status. A resistencia das professoras primarias a desqualificacao que se operava assume tanto formas “silenciosas” quanto as abertas, de organizacao sindical, inclusive levando mestras e ex-mestras a militância feminista. Ainda que as vezes com resultados contraditorios, esses movimentos sao parte de um muito mais amplo - e ainda hoje tao necessario - no sentido de desafiar as relacoes patriarcais tanto em casa quanto no trabalho.
Referência(s)