
Benefícios da tecnologia interativa 3D como ferramenta para auxiliar o ensino
2015; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Inglês
10.18316/1397
ISSN2237-8049
AutoresAlexandre da Costa Sena, Vitor Balbio da Silva, Anselmo Montenegro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoBenefits of the 3D interactive technology as a tool to assist learning Em razao do grande avanco tecnologico nas ultimas decadas e possivel notar um hiato entre as ferramentas de ensino e a tecnologia disponivel, onde, de um maneira geral, as ferramentas de ensino sao usadas como meros substitutos dos livros didaticos. A partir deste contexto, este artigo percorre obras de diversos pesquisadores das areas de Educacao, Epistemologia e Psicologia, que apontam um caminho para a construcao de aplicacoes educacionais que de fato se adequem a nossa sociedade e as necessidades educacionais do seculo XXI. Assumindo que a interacao e um conceito chave no processo de ensino e aprendizagem, este trabalho apresenta os beneficios da tecnologia interativa 3D na construcao de ferramentas educacionais que devem funcionar como mediadoras entre o conhecimento e o estudante. Palavras-chave: Ferramentas educacionais. Interacao. Computacao grafica. Abstract Due to many technological advances in the last decades it is possible to notice a gap between the educational softwares and the technology available, once the teaching tools are, in most cases, mere replacements for notebooks. Based on this context, this article examines the works of several researchers in the fields of Education, Psychology and Epistemology, which point the way for the construction of educational applications that are suited to our society and the educational needs of the twenty-first century. Assuming that interaction is a key concept in the learning process, this work presents the benefits of 3D interactive technology in the construction of educational software that acts as mediator between the student and knowledge. Keywords: Educational software. Interaction. Computer graphics.
Referência(s)