Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico

2005; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 13; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362005000400003

ISSN

1809-4465

Autores

Leonor Lima Torres,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A partir de um registo sociológico e organizacional, procura-se debater as potencialidades heurísticas da problemática da cultura organizacional para a compreensão do funcionamento quotidiano das organizações escolares, designadamente a partir da reflexão em torno de três dimensões analíticas: as relações entre a "estrutura" (formal) e "acção" (informal) e entre o "exterior" (fora) e o "interior" (dentro) da escola; a natureza multiforme e dinâmica inerente aos processos de construção e reconstrução da cultura; a diferenciação teórica e conceptual entre "cultura escolar" e a "cultura organizacional escolar", enquanto realidades sociológicas de alcance e natureza distintas. Em traços gerais, convoca-se o modelo teórico construído no âmbito da dissertação de doutoramento (TORRES, 2004) sobre a problemática da cultura organizacional no contexto da escola pública.

Referência(s)