Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CRIAÇÃO DE VALOR E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

2015; CENTRO UNIVERSITARIO FEI; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24857/rgsa.v9i1.1009

ISSN

1981-982X

Autores

Antonia Lais Costa Araújo Leal, Ana Augusta Ferreira de Freitas, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é analisar de que forma ocorre a criação de valor em empreendimentos sociais. Especificamente, busca-se diferenciar a criação de valor no empreendedorismo comercial da criação de valor no empreendedorismo social e analisar os fatores que influenciam a criação de valor. Para tanto, foram estudados três empreendimentos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, analisadas pela técnica de análise de conteúdo. As categorias resultados financeiros positivos, melhorias sociais ou transformação da realidade social e sobrevivência do empreendimento social apareceram como fatores que influenciam na criação do valor alcançado por todos os empreendimentos estudados. Em uma organização surgiu uma nova categoria teórica que diz respeito ao desejo de se tornar um empreendimento comercial. Conclui-se que a criação de valor em empreendimentos sociais se apresenta de forma multidimensional, envolve elementos sociais e financeiros e se consubstancia a partir da resposta a alguns fatores.

Referência(s)