O Referencial curricular nacional para a educação infantil no contexto das reformas
2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 80 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302002008000016
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo tem por objetivo refletir sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educacao Infantil no contexto das politicas publicas para educacao infantil do Governo Fernando Henrique Cardoso. Inicia com uma analise das reformas educacionais implementadas na area da educacao infantil, com base em legislacoes, pareceres, resolucoes e documentos encaminhados pelo MEC desde a LDB no 9.394/96 enfatizando aspectos relativos ao financiamento para a educacao infantil e a formacao de suas professoras. Em seguida, retoma o debate em torno do Referencial Curricular Nacional para a Educacao Infantil situando-o como mais uma acao do governo no contexto das reformas em andamento e, por ultimo, apresenta algumas das tendencias e utopias que tem inspirado os educadores da area.
Referência(s)