Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quem arrancou essa planta do meu jardim? Argumentos a favor do uso de legendas interlinguais no ensino de língua estrangeira

2011; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/rhla.v8i2.759

ISSN

2237-0951

Autores

Helena Santiago Vigata, Lúcia Maria de Assunção Barbosa,

Tópico(s)

Digital Storytelling and Education

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o uso de material audiovisual legendado no ensino/aprendizagem de língua estrangeira (LE) com o objetivo de promover a reflexão sobre o potencial pedagógico das legendas interlinguais com vistas ao desenvolvimento da competência intercultural. Para tanto, faz-se uma revisão dos conceitos de tradução pedagógica e competência intercultural e, em seguida, se apresentam algumas bases metodológicas para trabalhar com legendas interlinguais dentro do paradigma comunicativo. Espera-se, com as discussões e propostas aqui apresentadas, contribuir para a desmistificação da tradução como erva daninha para a aquisição de uma nova língua.

Referência(s)