A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987.

1993; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 85 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Any Dutra,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste estudo e o de analisar o processo de planejamento e implantacao da politica de alfabetizacao do municipio do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetizacao (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisao das teorias sobre politicas publicas levou a construcao de um esquema de analise e a formulacao de hipoteses gerais. Na analise dos dados, dedicou-se especial atencao ao papel da burocracia como instância mediadora de politicas e, no caso, tambem formuladora de politicas a partir do impacto sofrido pelas mudancas no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a politica educacional do Estado e a politica de alfabetizacao do Municipio foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta ultima ao declinio. Concluiu-se que estrategias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, nao tem sido eficazes para garantir a permanencia e a continuidade das politicas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situacao: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participacao politica.

Referência(s)