O início da Educação Católica feminina no Brasil (1859-1919): os colégios das “Freiras Francesas”.
2012; Universidad Católica del Uruguay; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22235/pe.v5i1.604
ISSN1688-7468
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoResumo. Este artigo propõe a discussão do projeto educacional da Igreja Católica no Brasil, entre 1859 e 1919, tendo como objeto imediato de análise a instalação dos Colégios das Irmãs de São José de Chamberry na província de São Paulo, hoje Estado de São Paulo. A instalação do projeto educacional católico demonstra a ambigüidade da oligarquia paulista que, embora defensora de idéias liberais e positivistas, não hesitou em apoiar a doutrina conservadora do catolicismo ultramontano. A oligarquia brasileira em seu conjunto, apesar de projetar modernizações no âmbito da produção, como, por exemplo, a abolição da escravatura, no âmbito familiar e social temia a modernidade dos costumes e, principalmente, a modernidade no que dizia respeito à educação e profissionalização das mulheres.
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