
Estudo correlacional entre o Teste de Pfister e o Desenho da Figura Humana
2006; Universidade de São Francisco; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712006000200004
ISSN2175-3563
AutoresLucila Moraes Cardoso, Cláudio Garcia Capitão,
Tópico(s)Cognitive Abilities and Testing
ResumoEste estudo teve como objetivo buscar as correlações existentes entre os indicadores emocionais e cognitivos das Pirâmides Coloridas de Pfister e do Desenho da Figura Humana, tanto no sistema DFH-Koppitz como no DFH-Sisto. As técnicas das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) e do Desenho da Figura Humana (DFH) são instrumentos projetivos que permitem que se conheçam aspectos da personalidade de quem os executa. De acordo com a literatura, os dois métodos medem o mesmo construto, justificando o objetivo do presente estudo. Neste estudo, foram considerados os protocolos do TPC e do DFH de 118 meninos e meninas com idade entre 6 e 12 anos, estudantes do pré à sexta série e nível socioeconômico variado. Os testes foram aplicados em uma única sessão individual, com tempo livre. Utilizou-se o SPSS para estabelecer a relação entre os dois instrumentos. As análises empregadas possibilitaram verificar algumas relações entre os indicadores emocionais e cognitivos dos dois testes.
Referência(s)