
Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública
2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 126 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302014000100002
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA escola média brasileira está num momento de transição. Mas transição para onde? Este artigo ajuda a encontrar respostas para essa pergunta, analisando as mudanças no ensino médio e as influências que sofre o complexo e controvertido processo de definição de políticas. O texto examina o que se pode classificar como início de um processo de renovação da racionalidade pedagógica e organizacional desse nível de ensino, no qual têm surgido variadas modalidades, formas de organização e de trabalho pedagógico. Revela o papel privilegiado que uma fração do empresariado assumiu nessa renovação. Identifica as propostas curriculares e organizacionais que tendem à padronização nacional do ensino médio, ao mesmo tempo em que há uma forte fragmentação no interior das redes estaduais e de sua gestão político-educacional.
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