Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 126 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302014000100002

ISSN

1678-4626

Autores

Nora Krawczyk,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A escola média brasileira está num momento de transição. Mas transição para onde? Este artigo ajuda a encontrar respostas para essa pergunta, analisando as mudanças no ensino médio e as influências que sofre o complexo e controvertido processo de definição de políticas. O texto examina o que se pode classificar como início de um processo de renovação da racionalidade pedagógica e organizacional desse nível de ensino, no qual têm surgido variadas modalidades, formas de organização e de trabalho pedagógico. Revela o papel privilegiado que uma fração do empresariado assumiu nessa renovação. Identifica as propostas curriculares e organizacionais que tendem à padronização nacional do ensino médio, ao mesmo tempo em que há uma forte fragmentação no interior das redes estaduais e de sua gestão político-educacional.

Referência(s)