Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico

2013; Fundação Carlos Chagas; Volume: 43; Issue: 148 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742013000100015

ISSN

1980-5314

Autores

Verônica Toste Daflon, João Feres Júnior, Luiz Augusto Campos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo analisa as diferentes modalidades de ações afirmativas raciais em vigor nas universidades públicas brasileiras até 2012. A partir de um levantamento das leis e resoluções que regulamentam tais políticas, cruzadas com microdados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, traçamos um panorama da ação afirmativa no país. Nosso esforço tem por objetivo explicitar os diferentes diagnósticos acerca das desigualdades educacionais no Brasil em que as universidades se baseiam para elaborar suas políticas e investigar de que maneira adotam procedimentos para mitigar iniquidades na admissão aos seus cursos, lidando com o desafio de transformar categorias sociológicas como classe, raça e etnicidade, bem como demandas governamentais e de movimentos sociais em critérios norteadores de políticas públicas.

Referência(s)