
Entrevista com Dominique Wolton
2012; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 9; Issue: 25 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v9i25.317
ISSN1983-7070
AutoresCarlos Alberto Zanotti, André Camarão Telles Ribeiro,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoUma das principais obras, dentre os 16 livros que este cientista político francês já escreveu sobre mídia e comunicação, tem um capítulo dedicado à Rede Globo de Televisão, no qual o autor transita na contramão de boa parte da intelectualidade brasileira. Em Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão (Ática, 1990), Dominique Wolton apresenta a coadjuvante midiática do regime militar como “um dos símbolos da identidade brasileira” (p. 159), estranhando que uma organização privada tenha atuado tão positivamente na construção de um estratégico “laço social” no país – papel que, na Europa, os governos geralmente atribuem às emissoras públicas.
Referência(s)