Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Novos paradigmas na prática do psicólogo escolar

2005; Springer Science+Business Media; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722005000200007

ISSN

1678-7153

Autores

Edla Grisard Caldeira de Andrada,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Este trabalho reflete acerca das implicações paradigmáticas envolvidas na prática do Psicólogo Escolar nos dias de hoje, que tem sido modificada radicalmente ao longo de sua história voltando-se para uma prática relacional, baseada em um pressuposto do ser humano em construção histórica e social. Entretanto, quando este profissional adentra uma instituição educacional, depara-se com inúmeras dificuldades: falta de compreensão de outros profissionais da educação acerca do papel do psicólogo na escola; manutenção de uma prática excludente, individualista (o problema está no aluno ou na sua família), caracterizando um pensamento cartesiano e linear de causalidade. Porém, confrontando posturas, poderá criar espaços de reflexão junto aos sujeitos da escola, visando criar condições mais justas de existência. A partir do pressuposto histórico-cultural e da teoria sistêmica, apresentam-se formas de criação destes espaços de reflexão acerca dos problemas da escola, cujos resultados apontam para uma nova prática do profissional de psicologia escolar.

Referência(s)