Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do Rio Grande do Sul
2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722006000300011
ISSN1807-0329
AutoresMarcos Alencar Abaíde Balbinotti, Bernard Tétreau,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoMaturidade vocacional é a capacidade de enfrentar tarefas de desenvolvimento com as quais se é confrontado; como conseqüência do próprio desenvolvimento social e biológico e das necessidades da sociedade em relação às pessoas que alcançam esse estado de desenvolvimento. O estudo explora diferenças nos níveis de maturidade vocacional segundo sexo, idade, ano do ensino médio e tipo de escola. Uma amostra de 860 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos e idades de 14 a 18 anos, das redes pública e privada, respondeu o Questionário de Educação à Carreira (QEC). Resultados indicam diferenças significativas (p<0,05) nas respostas quando controladas as variáveis: sexo, tipo de escola e ano do ensino médio. O fato de pertencer a uma das 5 idades em estudo não determina maturidade vocacional estatisticamente maior. Uma das principais conclusões é que os adolescentes da rede pública poderão se ver forçados a aceitar oportunidades profissionais que aparecem, forçando uma"maturidade vocacional prematura".
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