Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Influência da torra sobre a aceitação da bebida café

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 57; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-737x2010000200002

ISSN

2177-3491

Autores

Marlene Azevedo Magalhães Monteiro, Valéria Paula Rodrigues Minim, Aline Fonseca da Silva, José Benício Paes Chaves,

Tópico(s)

Coffee research and impacts

Resumo

O café é um dos poucos produtos agrícolas valorizado com base em parâmetros qualitativos, em que quanto melhor for a qualidade maior será o preço obtido. Essa qualidade, contudo, é dependente de diversos fatores que se relacionam em todas as etapas da sua produção, desde a escolha da variedade ou de cultivar a ser plantada até o preparo da bebida. A torração é uma etapa muito importante para a qualidade do café, estando diretamente relacionada à aceitação da bebida. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a aceitação ou preferência das bebidas tipo mole, dura e rio de café submetidas a três diferentes tipos de torra (clara, expresso e escura). Foi realizado um teste de aceitação com 65 consumidores de café, utilizando-se uma escala hedônica de nove pontos, sendo avaliados separadamente a cor, o aroma, o sabor e a impressão global. Os resultados foram avaliados por meio do Mapa de Preferência Interno (MDPREF). As amostras de torra escura, independentemente do tipo de bebida, foram de maior preferência dos consumidores em relação aos atributos cor, aroma, sabor e impressão global. As de torra clara, rio/expresso e dura/expresso, de acordo com os consumidores, tiveram menor preferência quanto à cor. Para os atributos aroma, sabor e impressão global as amostras de torra clara e rio/expresso foram menos aceitas.

Referência(s)