Mestrado em educação no Brasil: retenção e produtividade.

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 27 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Iria Gehlen Closs,

Tópico(s)

Professional Masters Programs Analysis

Resumo

Este estudo apresenta uma descricao dos alunos e dos cursos de mestrado em Educacao no Brasil e uma analise dos fatores determinantes da retencao dos alunos nesses cursos. As populacoes estudadas consistem nos alunos titulados no periodo de janeiro de 1972 a junho de 1976 e nos vinculados ha mais de dois anos aos cursos e que ainda nao obtiveram o titulo de mestre. Os dados foram obtidos a partir de levantamento junto aos cursos, alunos vinculados e titulados. Os dados foram interpretados e tabulados usando-se tecnicas de estatistica descritiva e posteriormente analisados segundo um modelo de analise de regressao multipla para verificar o grau de relacao entre a retencao, variavel dependente, e as independentes sugeridas pela literatura pertinente e por uma reflexao sobre o tema. A populacao estudada mostra que mais de dois tercos do alunado e do sexo feminino, sendo metade solteira e metade casada, com uma media de idade de ingresso nos cursos de 34 anos e em grande parte proveniente do curso de Pedagogia. Quase a totalidade dos alunos desempenhava atividade profissional antes de ingressar no mestrado e a maioria em regime de trabalho superior a 35 horas semanais, sendo a atividade mais representativa a docencia de nivel superior. Apenas uma minoria de alunos obteve bolsa de estudos durante a realizacao do curso. Os resultados obtidos sugerem que as variaveis que influem mais diretamente na retencao dos alunos nos cursos sao aquelas relacionadas com a oferta de disciplinas obrigatorias e pre-requesitos durante o primeiro ano de estudos do aluno no curso, o regime de estudos, o sexo, o curso de graduacao, a experiencia profissional, a media de alunos matriculados no periodo, a relacao hora professor/aluno e a media de titulos existentes na biblioteca dos cursos. As demais variaveis, embora tenham sua relevância, o seu efeito sobre a retencao e menor.

Referência(s)