
A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina
2002; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832002000200008
ISSN1807-5762
AutoresAna Teresa de Abreu Ramos‐Cerqueira, Maria Cristina Pereira Lima,
Tópico(s)Empathy and Medical Education
ResumoO artigo discute a constituição da identidade do médico tendo como pontos de partida sua escolha e formação profissionais. A partir da experiência das autoras no ensino médico, em especial na disciplina de Psicologia Médica, e da literatura na área são enfocadas: a idealização do papel do médico, as motivações conscientes e inconscientes na opção profissional, as dificuldades dos primeiros anos na escola médica, o início das atividades didáticas no hospital e os mecanismos psicológicos defensivos acionados no contato com pacientes. É muito importante que as Escolas Médicas e seus professores tenham conhecimento desses aspectos, devendo preocupar-se não apenas com questões curriculares e pedagógicas, mas também com o modelo de relação professor-aluno, considerando o seu papel fundamental na formação da identidade médica.
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