Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina

2002; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832002000200008

ISSN

1807-5762

Autores

Ana Teresa de Abreu Ramos‐Cerqueira, Maria Cristina Pereira Lima,

Tópico(s)

Empathy and Medical Education

Resumo

O artigo discute a constituição da identidade do médico tendo como pontos de partida sua escolha e formação profissionais. A partir da experiência das autoras no ensino médico, em especial na disciplina de Psicologia Médica, e da literatura na área são enfocadas: a idealização do papel do médico, as motivações conscientes e inconscientes na opção profissional, as dificuldades dos primeiros anos na escola médica, o início das atividades didáticas no hospital e os mecanismos psicológicos defensivos acionados no contato com pacientes. É muito importante que as Escolas Médicas e seus professores tenham conhecimento desses aspectos, devendo preocupar-se não apenas com questões curriculares e pedagógicas, mas também com o modelo de relação professor-aluno, considerando o seu papel fundamental na formação da identidade médica.

Referência(s)