Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo

2004; Fundação Carlos Chagas; Volume: 34; Issue: 123 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742004000300010

ISSN

1980-5314

Autores

Marta Diniz Paulo de Assis, Ana Canen,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.

Referência(s)