Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências

2002; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132002000100001

ISSN

1980-850X

Autores

Edna Maura Zuffi, Jesuína Lopes de Almeida Pacca,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de "funções". A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as "funções" no ensino de Química e Física.

Referência(s)