
O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências
2002; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132002000100001
ISSN1980-850X
AutoresEdna Maura Zuffi, Jesuína Lopes de Almeida Pacca,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de "funções". A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as "funções" no ensino de Química e Física.
Referência(s)