
Desempenho de crianças do ensino fundamental na solução de problemas aritméticos<A NAME="top"></A>
2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2001000100007
ISSN1678-4669
AutoresMarinalva Silva Oliveira, Emmanuel Zagury Tourinho,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoEste estudo buscou comparar o desempenho de alunos da primeira série do ensino fundamental (Grupos 1F e 1IN) e alunos da segunda série do ensino fundamental (Grupos 2F e 2IN), testados no início (IN) ou final do ano letivo (F), na solução de problemas matemáticos. Trinta e oito alunos divididos em 4 grupos foram submetidos ao mesmo procedimento, que consistia da apresentação oral de problemas matemáticos. Após cada resposta, o aluno era questionado sobre a forma de solução. Os dados foram analisados quanto ao índice de acertos e às estratégias empregadas. Os acertos e o uso da escrita foram maiores no Grupo 2F e menores no Grupo 1IN. Os grupos 2F e 1F apresentaram uso mais freqüente de algoritmos. Os resultados também indicam melhor desempenho do Grupo 1F em relação ao Grupo 2IN, sugerindo que a história de freqüência recente à escola favorece o desempenho dos alunos.
Referência(s)