
Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de Administração de Minas Gerais, Brasil
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 50; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5700/rausp1204
ISSN1984-6142
AutoresDonizeti Leandro de Souza, André Luiz Zambalde,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO objetivo neste estudo foi identificar, na percepcao de alunos, em que medida as praticas de alguns cursos de bacharelado em Ad ministracao encontram-se alinhadas as competencias demandadas pela atual sociedade do conhecimento. A pesquisa partiu de uma abordagem quantitativa, por meio de tecnicas estatisticas descritivas e multivariadas, abrangendo um total de 376 alunos concluintes dos cursos de bacharelado em Administracao de seis instituicoes de ensino superior de Minas Gerais (Brasil). Dentre os principais resul tados, constatou-se que as competencias de investigacao cientifica e as competencias empreendedoras tem sido as competencias gerais menos desenvolvidas. Em relacao as competencias especificas a formacao do administrador, identificou-se que as legal-tecnologicas representam as competencias menos desenvolvidas, principalmente no que se refere a capacidade de gerir sistemas de informacao e ao conhecimento do marco juridico aplicado a gestao. Ademais, foram identificadas diferencas significativas entre as percepcoes de alunos de instituicoes publicas e privadas, indicando perfis de formacao diferentes. Os resultados obtidos permitem concluir que as praticas evidenciadas nos cursos de Administracao pesquisados nao tem acompanhado as exigencias das competencias destacadas na literatura, surgindo novas reflexoes para a melhoria na formacao de administradores.
Referência(s)