Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Habilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolares

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2010000200005

ISSN

1678-4669

Autores

Vanessa Barbosa Romera Leme, Alessandra Turini Bolsoni-Silva,

Tópico(s)

Parental Involvement in Education

Resumo

O estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.

Referência(s)