
Impacto das Inovações de Marketing na Receita de Clubes de Futebol: O Caso do Corinthians
2015; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 04; Issue: 01 Linguagem: Português
10.5585/podium.v4i1.116
ISSN2316-932X
AutoresSheila Farias Alves Garcia, Roberto Louzada, Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Alison de Lima dos Santos Barbosa,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoA utilizacao do marketing como um dos pilares da gestao esportiva e muito recente, mas ja movimenta bilhoes em todo o mundo e e apontada como peca-chave para o crescimento da industria do futebol. Uma gama de novos produtos e servicos associados ao espetaculo esportivo vem sendo oferecidos pelos clubes de futebol aos consumidores do esporte, gerando novas fontes de receita. O objetivo principal deste artigo foi explorar as novas fontes de receita em clubes de futebol, conhecidas como inovacoes de marketing. Para isso definiu-se o Sport Club Corinthians Paulista, no periodo de 2007 a 2012, como unidade de analise pelo metodo do estudo de caso. Realizou-se um estudo exploratorio, por meio de entrevistas e da analise de documentos coletados durante a pesquisa exploratoria, nos quais foram selecionadas informacoes relativas ao periodo de 2008 a 2012 e confrontadas com o Balanco do Clube no mesmo periodo (Relatorios de Sustentabilidade GRI). Os resultados mostram que o clube ampliou consideravelmente as receitas derivadas de sua marca, porem o impacto das inovacoes de marketing, no periodo analisado, ainda foi pequeno. O que sugere que ha um caminho ainda a ser trilhado rumo ao objetivo de equiparar-se aos grandes times internacionais.
Referência(s)