Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Impacto das Inovações de Marketing na Receita de Clubes de Futebol: O Caso do Corinthians

2015; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 04; Issue: 01 Linguagem: Português

10.5585/podium.v4i1.116

ISSN

2316-932X

Autores

Sheila Farias Alves Garcia, Roberto Louzada, Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Alison de Lima dos Santos Barbosa,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

A utilizacao do marketing como um dos pilares da gestao esportiva e muito recente, mas ja movimenta bilhoes em todo o mundo e e apontada como peca-chave para o crescimento da industria do futebol. Uma gama de novos produtos e servicos associados ao espetaculo esportivo vem sendo oferecidos pelos clubes de futebol aos consumidores do esporte, gerando novas fontes de receita. O objetivo principal deste artigo foi explorar as novas fontes de receita em clubes de futebol, conhecidas como inovacoes de marketing. Para isso definiu-se o Sport Club Corinthians Paulista, no periodo de 2007 a 2012, como unidade de analise pelo metodo do estudo de caso. Realizou-se um estudo exploratorio, por meio de entrevistas e da analise de documentos coletados durante a pesquisa exploratoria, nos quais foram selecionadas informacoes relativas ao periodo de 2008 a 2012 e confrontadas com o Balanco do Clube no mesmo periodo (Relatorios de Sustentabilidade GRI). Os resultados mostram que o clube ampliou consideravelmente as receitas derivadas de sua marca, porem o impacto das inovacoes de marketing, no periodo analisado, ainda foi pequeno. O que sugere que ha um caminho ainda a ser trilhado rumo ao objetivo de equiparar-se aos grandes times internacionais.

Referência(s)