Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 31 Linguagem: Português

10.1590/s0104-83332008000200018

ISSN

1809-4449

Autores

Fúlvia Rosemberg, Leandro Feitosa Andrade,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O ensaio tem por objetivo refletir sobre a utilidade do conceito de não sincronia, na educação, entre desigualdades de gênero e raça. Para tanto, apresenta e discute o perfil de estudantes e candidatos/as ao Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford no Brasil, propondo interpretações referentes à sobrerepresentação feminina no ensino superior e na pós-graduação. Termina alertando sobre a necessidade de se abrir o debate sobre o melhor desempenho educacional das mulheres no contexto atual de discussão sobre ação afirmativa no ensino superior para negros e indígenas

Referência(s)